
Maio Amarelo, que a Secretaria
Municipal de Saúde vai trabalhar a Campanha Vida no Trânsito, realizando uma
Blitz de Conscientização e Prevenção de Acidentes no Trânsito, dia 16 maio, a
partir das 19:00h, na Praça Mariano Costa, centro, em Igarapé Grande (MA).
A Campanha Vida no
Trânsito compreende uma parceria da Secretaria de Saúde junto ao Departamento
de Trânsito do Município. Juntos, vão realizar um trabalho com a participação de
todo o corpo da Atenção Básica do município, que objetiva conscientizar as
pessoas sobre acidentes de trânsito, que, além de afligir muita gente ainda causa
perdas de vidas. Portanto, vão orientar através de panfletagem no intuito de chamar a
atenção para a necessidade de todos concentrarem seus cinco sentidos no
trânsito, para torná-lo mais seguro
No trânsito onde o sentido
é a vida, muito tem por questionar as falhas humanas que faz com que ocorram certos
acidentes. Muito embora o motivo sejam as fatalidades ocasionadas pelo excesso
de confiança dos motoristas ou algum dos envolvidos.
O tema do Maio Amarelo,
aprovado pela Resolução nº 771 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran),
é “no trânsito, o sentido é a vida”. A proposta visa alcançar a todos e
principalmente os condutores, para que possam ouvir as crianças, que tem como
maior causa de morte os acidentes envolvendo veículos.
Os materiais da campanha como panfletos e outros vão servir
para incentivar os motoristas a escutarem as crianças. Trocando em miúdos,
significa que elas possuem uma percepção mais eficaz do que é certo e o que é
errado.
Vale lembrar que as cinco
principais causas de acidentes de trânsito estão ligadas aos motoristas: excesso
de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, falta de uso de
capacete, cinto de segurança e equipamento de retenção para crianças. Os números
da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que os acidentes envolvendo
veículos são a maior causa de morte de jovens e crianças (10 a 19 anos) no
mundo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/2/p/RkbBFfSE2vdq7AunOP7w/maio.jpg)
O uso da
cadeirinha ajuda na segurança da criança mais não basta
O uso da cadeirinha que transporta crianças tornou-se obrigatório, no
Brasil, em 2011. Pelas estatísticas da Polícia Federal, houve redução de 40% no
número de bebês feridos e mortos em acidentes.
A
classificação da proteção infantil é oferecida pelo Dispositivo de Retenção
Infantil (DRI) no teste frontal e lateral, a capacidade do carro de instalar e
fixar uma série de DRI – incluindo a cadeirinha- de forma correta, segura e com
facilidade. Os carros são avaliados com estrelas, sendo máximo de segurança
cinco e o mínimo 0.
A
partir de 2015, a legislação brasileira por meio da Resolução 518 do Conselho Nacional de Trânsito, determinou
novas regras para a fixação da cadeirinha infantil ou DRI. Com elas, o Isofix
ou Latch passarão a ser obrigatórios para todos os veículos em território
nacional. A adoção dos sistemas, para todos os veículos comercializados no país, deverá ocorrer até 2020.
A
Blitz de Conscientização e Prevenção de Acidentes
no Trânsito que
chama a atenção de todo o corpo da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, sensibiliza
ao prefeito Erlanio Xavier (PDT), que apoia o evento integralmente.